sexta-feira, 16 de novembro de 2012

46º Aniversário da Casa do Povo de Lobão da Beira

Próximo dia 25 de Novembro, mais uma tarde bem animada na Casa do Povo de Lobão da Beira, da nossa parte lá estaremos!!! Apareçam...

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Festas de Verão - Lobão da Beira

O próximo fim de semana é de festa em Lobão da Beira:



Domingo, 29 de Julho, pelas 19:30h o Cantareslobão entrará em palco para mais uma apresentação, como não poderia deixar de ser, é com todo o gosto que contribuímos com a nossa presença nestas Festas de Verão. 
É sempre um prazer cantar para "a nossa gente"!!! 

Participação no 3.º Expocir - Mosteiro de Fráguas

O certame da Expocir - Exposição Cultural, Comercial, Industrial, e Rural de Mosteiro de Fráguas, decorreu de 1 a 3 de Junho de 2012, contando com a participação do Cantareslobão, no final da tarde de Domingo:



Também o Rancho Folclórico do Clube Cruz Maltina Lobanense esteve presente nos festejos antecedendo a nossa apresentação:



sábado, 7 de abril de 2012

Fim de Semana Cultural

Os próximos dias 20, 21 e 22 serão de animação em Lobão da Beira. A Casa do Povo está a organizar um fim de semana cultural e o Cantareslobão, como não podia deixar de ser, irá marcar presença. Aqui fica o programa para consulta: 



Contamos com o vosso apoio!

terça-feira, 13 de março de 2012

Próxima Atuação

No próximo dia 1 de Abril estaremos no Lar da Misericórdia em Tondela, à semelhança do que aconteceu no lar Bom Samaritano, vamos tentar levar um pouco de ânimo, boa disposição e muitos sorrisos a todos os utentes e funcionários da instituição!!


quinta-feira, 8 de março de 2012

Estamos de Volta!

Pois bem, depois de uma paragem um tanto longa, quer a nível de grupo, quer a nível de blog, estamos de regresso em ambas as vertentes. E estamos com outra apresentação:

Visita ao Lar Bom Samaritano

No passado domingo fizemos uma visita ao lar Bom Samaritano, mais conhecido por Lar da Coelheira, por lá encontrámos conhecidos e amigos de Lobão da Beira que muito bem nos receberam naquela que hoje é a sua casa. É sempre bom poder contribuir para que as pessoas tenham momentos de alegria como aconteceu naquela tarde de domingo, destinada a ser como todas as outras tardes, como todos os outros dias...

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O NOSSO GRUPO DE CANTARES, VAI ESTAR PRESENTE NAS FESTAS DO SÃO SIMÃO 2009


terça-feira, 20 de outubro de 2009

Bem Vindo

Somos o Grupo Cantareslobão - Grupo de cantares da Casa do Povo de Lobão da Beira. O nosso grupo surgiu no ano de 2002 como o intuito de preservação e divulgação da música tradicional portuguesa da região.

Este grupo formou-se graças ao empenho de algumas pessoas pertencentes ao Grupo Coral da igreja de Lobão da Beira que decidiram juntar-se para animar a tarde cultural da festa em honra de S. João nesse mesmo ano, e desde aí, com o incentivo de tantos que nos apoiam, temos vindo a progredir e a tentar levar a nossa música ao maior número de pessoas. Este grupo, composto por cerca de 20 elementos, seleciona um leque variado de músicas tradicionais que atravessam várias gerações e de várias regiões do nosso país, e que, de alguma forma agradam ao público que nos ouve. Acima de tudo somos um grupo de amigos que tenta ocupar algum do seu tempo livre dedicando-se à cultura da região.


BREVE HISTÓRIA DA MÚSICA



A palavra grega mousikós -- "musical", "relativo às musas" -- referia-se ao vínculo do espírito humano com qualquer forma de inspiração artística. A evolução do termo, porém, limitou-o às formas de criação estética relacionadas à combinação dos sons e que abrangem, no Ocidente, o amplo desenvolvimento de uma arte que, em seus aspectos mais característicos, teve início no fim da Idade Média.
A música oriental evoluiu de forma independente e com marcadas diferenças em relação à ocidental, mesmo depois da aproximação entre ambas, no final do século XIX. Como no Ocidente, a tradição religiosa marcou consideravelmente os gêneros e, indiretamente, os estilos de execução e composição. A música antiga japonesa, de instrumentos peculiares e tendências dramáticas, como no teatro nô e kabuki, aproximou-se notavelmente, no século XX, da música européia.
Música é a arte de coordenar fenômenos acústicos para produzir efeitos estéticos. Em seus aspectos mais simples e primitivos, a música é manifestação folclórica, comum a quase todas as culturas: nesse caso, essencialmente anônima e apoiada na transmissão oral, espelha particularidades étnicas determinadas. Com o fim do isolamento cultural que a geografia impôs à humanidade durante séculos e com a crescente urbanização, muitas tradições desse caráter estão ameaçadas de total desaparecimento. Historicamente, música popular era qualquer forma não folclórica muito difundida -- desde as canções dos menestréis medievais e trovadores até peças musicais de grande refinamento, originalmente compostas para uma pequena elite. Na era vitoriana e no início do século XX, era a música dos cabarés e vaudevilles, mais tarde substituída pelas canções-tema das peças musicais. Enquanto isso, as formas cultas da música ocidental pertencem a uma linhagem européia cuja origem remonta aos primórdios da civilização cristã.
Na prática, esses três grandes e diferentes universos estiveram sempre sujeitos à troca de influências. Basta recordar algumas canções de Schubert para perceber o quanto pode ser tênue a distinção entre a música culta e a folclórica. Se os elementos folclóricos se infiltram na tradição culta, também o oposto é verdadeiro. O alto grau de erudição musical em uma cultura influencia todos os níveis de criação.
Pode-se também afirmar que, em sentido mais amplo, a música folclórica poderia ser chamada popular, mas o uso associou o termo, atualmente, a uma produção mais efêmera e comercialmente bem-sucedida, divulgada através da indústria de entretenimento. Grande parte dessa música possui alta qualidade e sua produção envolve compositores, arranjadores e executantes profissionais, que tendem à especialização.
Origens
Entre os vestígios remanescentes das grandes civilizações da antiguidade, foram encontrados testemunhos escritos em registros pictóricos e escultóricos de instrumentos musicais e de danças acompanhadas por música. A cultura sumeriana, que floresceu na bacia mesopotâmica vários milênios antes da era cristã, incluía hinos e cantos salmodiados em seus ritos litúrgicos, cuja influência é perceptível nas sociedades babilônica, caldéia e judaica que se assentaram posteriormente nas áreas geográficas circundantes. O antigo Egito, cuja origem agrícola se evidenciava em solenes cerimônias religiosas que incorporavam o uso de harpas e diversas classes de flautas, alcançou também alto grau de expressividade musical.
Na Ásia -- onde a influência de filosofias e correntes religiosas como o budismo, o xintoísmo, o islamismo etc. foi determinante em todos os aspectos da cultura -- os principais focos de propagação musical foram as civilizações chinesa, do terceiro milênio antes da era cristã, e indiana.
O Ocidente europeu possuía uma tradição pré-histórica própria. É bem conhecido o papel preponderante assumido pelos druidas, sacerdotes, bardos e poetas, na organização das sociedades celtas pré-romanas. A tradição musical da Anatólia, porém, penetrou na Europa através da cultura grega, cuja elaborada teoria musical constituiu o ponto de partida da identidade da música ocidental, bastante diversa da do Extremo Oriente.
A música americana pré-colombiana possui acentuado parentesco com a chinesa e a japonesa em suas formas e escalas, o que se explica pelas migrações de tribos asiáticas e esquimós através do estreito de Bering, em tempos remotos. Finalmente, a cultura musical africana não-árabe peculiariza-se por complexos padrões rítmicos, embora não apresente desenvolvimento equivalente na melodia e na harmonia.
Desenvolvimento da música ocidental
A música esteve presente nos cultos cristãos desde seus primórdios. Costuma-se considerar a fase de evolução das primeiras comunidades cristãs como a gestação da tradição musical no Ocidente.